dores nas costasdores nas costas
home
imagem
quem somos
imagem
dor nas costas
imagem
causas e fatores de risco
imagem
coluna vertebral
imagem
diagnósticos
imagem
tratamentos
imagem
exercícios
exercícios
imagem
Exercício 01
imagem
Exercício 01A
imagem
Exercício 02
imagem
Exercício 03
imagem
Exercício 04
imagem
Exercício 05
imagem
Exercício 06
imagem
Exercício 07
imagem
Exercício 08
imagem
Exercício 09
imagem
Exercício 10
imagem
Exercício 11
imagem
Exercício 12
imagem
Exercício 13
imagem
Exercício 14
imagem
cirurgias
imagem
conselhos e dicas
imagem
dúvidas frequentes
imagem
contato



Exercícios

EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS

 CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DO COLETE MUSCULAR ABDOMINAL

Nos últimos anos os especialistas no assunto reconheceram a importância de uma abordagem global para o problema da DOR NAS COSTAS, concentrando sua atenção nas FUNÇÕES NORMAIS E ALTERAÇÕES DOS MUSCULOS, DAS ARTICULAÇÕES E DAS ESTRUTURAS VIZINHAS, COMO OS LIGAMENTOS, DISCOS ETC.

Toda a nossa filosofia de tratamento da DOR NAS COSTAS por EXERCÍCIOS se baseia no princípio do COLETE MUSCULAR ABDOMINAL.


TEMPO DE DURAÇÃO DOS EXERCÍCIOS

Os exercícios devem ser realizados diariamente por pelo menos 10 minutos, 2 vezes ao dia, e SE POSSÍVEL, ATÉ MAIS VEZES. Alguns exercícios são tão fáceis que podem ser executados durante o trabalho, ao subir ou descer escadas, no elevador, na fila de espera, ou em qualquer local que você resolva fazê-los.

Alguns exercícios devem ser realizados ainda na cama antes de se levantar pela manhã, o que o ajudará a se levantar mais disposto.
 
Sempre que possível, antes de começar os seus exercícios, procure aquecer a região lombar tomando um chuveiro quente ou colocando uma bolsa quente no local por alguns minutos, ou até dando um mergulho em piscina aquecida, ou aquecendo a sua região lombar em uma pequena banheira tipo Jacuzzi.

A musculatura aquecida fica mais relaxada e os exercícios serão feitos com mais facilidade. Entretanto, se você não tiver essa possibilidade, faça-os na melhor situação que puder. Execute os exercícios várias vezes ao dia, nem que seja por alguns minutos.


QUANDO PARAR COM OS EXERCÍCIOS?

Os clientes me perguntam.: "doutor, quando devo parar de fazer os exercícios?"
Eu respondo: "NUNCA. Se você se sente bem e eles aliviam as suas DORES, faça-os durante toda a sua VIDA".


QUAL A IDADE APROPRIADA PARA REALIZAR OS EXERCÍCIOS?

A idade ideal para se realizar os exercícios vai desde o ADULTO JOVEM até os 60 anos para os HOMENS, e até os 55 anos para as MULHERES. Acima desta idade os exercícios também podem ser realizados, porém, com mais cuidado e com menos intensidade.

O ideal é que um médico verificasse o estado da coluna, principalmente em relação à presença ou não de OSTEOPOROSE.

Os exercícios N° 1 (BÁSCULA DE BACIA) realizado deitado ou de pé, o nº 8 e nº 10 não têm contra-indicação, mas se você tiver alguma DÚVIDA, CONSULTE O SEU MÉDICO.

 
INSTRUÇÕES PRELIMINARES

a) Nós vamos ensiná-lo exercícios nas POSIÇÕES DEITADA EM DECÚBITO DORSAL ( BARRIGA PARA CIMA) E DE PÉ.

EXERCÍCIOS NA POSIÇÃO DEITADA.

b) Devem ser feitos preferencialmente sobre uma superfície levemente acolchoada ou sobre um tapete;

c) Remova as roupas e use somente um "short";

d) Faça os exercícios vagarosamente, com ritmo, intercale períodos de descanso;

e) Respire fundo durante o início e expire o ar no momento que você estiver realizando o maior esforço. NUNCA prenda a respiração durante todo o exercício.

f) Se um exercício causar DOR é sinal que ele está sendo mal executado ou ainda não está na hora de você executá-lo. Interrompa o exercício e retorne a exercícios mais fáceis e nos dias subsequentes vá aumentando a complexidade dos mesmos.

 EXERCÍCIOS ALTERNATIVOS PARA CASOS ESPECIAIS

A nossa filosofia básica de tratamento segue a escola Sueca e Canadense, cujos exercícios são descritos no site e que são chamados de EXERCÍCIOS EM FLEXÃO. São os exercícios 1, 1A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12.

Entretanto existem pacientes com dores nas costas que no exame físico e nas radiografias apresentam uma diminuição da lordose lombar.

Estes mesmos pacientes relatam que se sentem melhor ou menos doloridos quando “esticam” a sua coluna para trás. A este movimento de “esticar” nós chamamos de EXTENSÃO ou HIPEREXTENSÃO. São nestes casos que indicamos os EXERCÍCIOS EM EXTENSÃO; tais exercícios são fáceis de fazer e devem ser executados lentamente.

Veja as instruções nos seguintes exercícios: Exercício 13 e Exercício 14.

Estes são os exercícios que chamamos de EXERCÍCIOS EM EXTENSÃO.


© Copyright 2011 – Dores nas Costas – Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste site devem ser usadas como orientação ao internauta e não tem a intenção de substituir a relação médico-paciente.
Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundationhealth on the net foundation