dores nas costasdores nas costas
home
imagem
quem somos
imagem
dor nas costas
imagem
causas e fatores de risco
imagem
coluna vertebral
coluna vertebral
imagem

Anatomia da Coluna Vertebral

imagem
<p>bico de papagaio</p>

Bico de Papagaio

imagem

Músculos

imagem
Funcionamento da Coluna
imagem
Osteoporose
imagem
diagnósticos
imagem
tratamentos
imagem
exercícios
imagem
cirurgias
imagem
conselhos e dicas
imagem
dúvidas frequentes
imagem
contato



Coluna Vertebral

Bico de Papagaio

O QUE É BICO DE PAPAGAIO?

 

Nas radiografias ou tomografias a imagem da artrose aparece como pequenas saliências ósseas que são os BICOS DE PAPAGAIO.


Estes aparecem nas FACETAS ARTICULARES e nos CORPOS VERTEBRAIS. Estas alterações juntamente com as degenerações ou desgaste dos discos intervertebrais são as grandes causas das DORES NAS COSTAS ou pelo menos o seu fator desencadeante mais comum.

 

 

A) Bico de Papagaio
B) Disco degenerado + diminuição do espaço intervetebral

 

 

 

O QUE É O DISCO INTERVERTEBRAL?

O DISCO INTERVERTEBRAL é uma estrutura de forma ovalada constituído de 2 partes: a parte central chamada NÚCLEO PULPO- SO formado por proteínas em estado gelatinoso e com
 
grande quantidade de água; e a parte externa chamada de ANEL FIBROSO formado por fibras que tem grande resistência às cargas de TORSÃO, INCLINAÇÃO e COMPRESSÃO.

O DISCO age como um AMORTECEDOR INTELIGENTE entre as vértebras distribuindo as cargas e está constantemente sobre pressão. No decorrer da nossa vida os discos principalmente os da coluna cervical e lombar se desgastam podendo ou não se romperem. Quando se rompem surge a HÉRNIA de DISCO; quando somente se desgastam eles ficam mais secos pois se desidratam, com este processo eles perdem altura, permitindo que os corpos vertebrais fiquem mais próximos uns dos outros. Esta proximidade pode produzir a compressão de nervos, levando ao aparecimento de DOR NAS COSTAS. 

MEDULA NERVOSA E NERVOS

 

A MEDULA NERVOSA é a continuação do nosso cérebro. Tem a forma cilíndrica e é formada por milhares de finíssimos filamentos nervosos que correm pelo canal vertebral e vão terminar nos músculos dos braços, mãos, pernas pés e em todas as glândulas e vísceras como por exemplo bexiga, intestino etc. Estes filamentos nervosos transportam todas as nossas sensações de DOR, FRIO, CALOR etc, para o cérebro e trazem de volta as respostas como por exemplo o estímulo para as contrações dos músculos.
 

A) Medula Nervosa
B) Raiz Nervosa
C) Disco Intervetebral

Os nervos saem da medula agrupados em cordões com a espessura de aproximadamente 3 a 4 milímetros, que são as RAÍZES NERVOSAS. Estas raízes se dirigem para as regiões periféricas do nervo passando pelo FORAMEN DE CONJUGAÇÃO que como assinalamos fica próximo do disco intervertebral.

É devido a esta proximidade que a PROTUSÃO ou a HÉRNIA DISCAL comprimem as RAÍZES causando a DOR CIÁTICA quando a alteração é na região lombar, ou DOR nos braços e mãos quando a lesão é na região cervical.

O NERVO CIÁTICO é formado pelo agrupamento de algumas raízes nervosas que passam pelos foramens de conjugação da coluna lombar e do sacro.
Como os filamentos nervosos também vão para os MÚSCULOS próximos da coluna, FACETAS ARTICULARES e LIGAMENTOS qualquer alteração destas estruturas IRRITAM estes filamentos causando LOMBALGIA.

Após a leitura destas últimas páginas você pode constatar que a ARTROSE, A DESIDRATAÇÃO DO DISCO, A IRRITAÇÃO DE FILETES NERVOSOS, E OS ESPASMOS MUSCULARES CONFLUEM PARA UM ÚNICO PONTO QUE É A DOR NAS COSTAS.


© Copyright 2011 – Dores nas Costas – Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste site devem ser usadas como orientação ao internauta e não tem a intenção de substituir a relação médico-paciente.
Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundationhealth on the net foundation