dores nas costasdores nas costas
home
imagem
quem somos
imagem
dor nas costas
imagem
causas e fatores de risco
imagem
coluna vertebral
coluna vertebral
imagem

Anatomia da Coluna Vertebral

imagem

Bico de Papagaio

imagem

Músculos

imagem
Funcionamento da Coluna
imagem
Osteoporose
imagem
diagnósticos
imagem
tratamentos
imagem
exercícios
imagem
cirurgias
imagem
conselhos e dicas
imagem
dúvidas frequentes
imagem
contato



Coluna Vertebral

Coluna Vertebral

A COLUNA VERTEBRAL é constituída por um conjunto de ossos ou VÉRTEBRAS empilhadas umas sobre as outras, não como uma pilha de cubos de brinquedo mas, arranjadas de maneira funcional. Vista de frente a coluna é reta, mas, se observada lateralmente ela tem a forma que lembra um "S".

Estas vértebras ligam-se entre si através dos DISCOS que são constituídos de material fibroso e gelatinoso e das FACETAS ARTICULARES que permitem a mobilidade de toda a coluna.

Esta mobilidade depende também DA AÇÃO DOS MÚSCULOS E LIGAMENTOS que estão presos a estas estruturas . Um aspecto muito interessante e curioso que caracteriza esta maravilhosa estrutura mecânica que é a COLUNA VERTEBRAL é a sua história na TEORIA DA EVOLUÇÃO.

 

 

 

 

QUADRÚPEDES x BÍPEDES:

A maioria dos mamíferos são quadrúpedes. Os quadrúpedes quando parados apoiam as quatro patas no solo o que lhes dá uma excelente estabilidade. Quando andam vagarosamente eles coordenam as suas quatro patas de maneira que sempre três delas apoiam-se no solo e este mecanismo permite também a estabilidade de um tripé.
Esta estabilidade foi perdida quando os nossos ancestrais, os HOMINÍDEOS, há cerca de 4,5 milhões de anos ficaram de pé assumindo a posição de bípedes e esboçaram os seus primeiros passos através das florestas.

 A posição BÍPEDE exige um sistema de controle da estabilidade muito mais complexo . Além disso a coluna passou a suportar uma carga muito maior e a exercer não só a função de EQUILÍBRIO mas também de SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO. TAIS FUNÇÕES SÃO EXERCIDAS PRINCIPALMENTE PELO ESQUELETO E PELOS MÚSCULOS.





Veja Anatomia da Coluna Vertebral


© Copyright 2011 – Dores nas Costas – Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste site devem ser usadas como orientação ao internauta e não tem a intenção de substituir a relação médico-paciente.
Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundationhealth on the net foundation